1 de mar. de 2013

Edição 8 - Ser, participar, testemunhar – Eu vivo comunidade

Edição 8
28 de fevereiro de 2013

Ser, participar, testemunhar – Eu vivo comunidade.
O lema bíblico

Ainda que cercados por progresso e inovações, vivemos tempos marcados por angústias e temores. O medo do futuro, da morte, certamente é o maior de todos. Nas tentativas de abafá-lo, mergulha-se em afazeres; preenche-se o tempo livre com agito; consome-se as últimas novidades e – como último recurso – busca-se consolo nalguma droga lícita ou ilícita.

O lema bíblico escolhido para a campanha anima, mas o recorte omite que ele remete à realidade do medo. Fazemos bem em mencionar o versículo por inteiro, poisDeus nunca se manifesta sem referir-se à nossa vivência concreta: “Não tema, pois estou com você; não tenha medo, porque eu sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Is 41.10).

Ainda que dita pelo profeta uns 500 anos antes de Cristo aos israelitas que ansiavam pelo fim do exílio na Babilônia, também nós podemos acolher esta palavra de Deus como dirigida a nós. Não vivemos nós também como exilados, como corpo estranho, num mundo em que outros deuses parecem mandar? Não estamos em perigo de nos tornar escravos da compulsão do consumo? Não nos angustia nossa incapacidade de ser o que deveríamos ser? Não ansiamos por ajuda eficaz?A promessa divina nos convida a admitir nossos temores e abrir-nos para a esperança que Deus mesmo gera.

O Criador do inimaginavelmente vasto universo veio a nós em seu Filho e se oferece para amparar-nos com seu poder gracioso e imensurável. No abrigo da sua mão vitoriosa sobre diabo, pecado e morte (1Co 15) estamos a salvo de todas as angústias. Por meio de Jesus Deus definitivamente manifestou sua ajuda vitoriosa.

Assim o lema bíblico para 2013 não é um adendo, mas a palavra norteadora para nosso ser, participar e testemunhar e quer moldar nossa vivência comunitária.                                                        

P. Martin Weingaertner, Curitiba – prweingaertner.martin@gmail.com 

Contato: joelschlemper@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário